Descomplicando o MEI

Como Gerenciar Parcelamento no Simples Nacional

No regime de tributação do Simples Nacional, há facilidades também no que tange a gestão e pagamento de débitos tributários, especialmente para os Microempreendedores Individuais (MEI). Uma dessas facilidades é a opção de parcelamento de débitos, que traz algumas particularidades que os contribuintes devem conhecer.

Uma dessas conveniências é a possibilidade de pagar as parcelas por meio de débito automático. Isso pode ser arranjado diretamente no serviço de parcelamento, permitindo aos contribuintes incluir, alterar, desativar ou mesmo consultar o status do débito automático. Esse recurso visa facilitar o cumprimento dos compromissos tributários sem que haja o risco de esquecimento dos prazos de pagamento, podendo evitar problemas com inadimplência.

Por outro lado, os contribuintes têm a liberdade de desistir do acordo de parcelamento em qualquer momento, caso encontrem uma maneira mais vantajosa de liquidar seus débitos ou se ajustem financeiramente para quitá-los de maneira antecipada.

Contudo, é importante estar atento às condições que podem levar à rescisão do parcelamento. Este será cancelado caso haja o não pagamento de três parcelas, consecutivas ou não, ou se permanecer saldo devedor após a data de vencimento da última parcela. Atenção especial deve ser dada ao pagamento completo de cada parcela, pois parcelas pagas parcialmente são consideradas como inadimplentes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livros
Indicados

Manual de Contabilidade (Paulo Henrique Pêgas)
Simples Nacional: Teoria e prática para profissionais e concursos