Descomplicando o Simples Nacional

Entrega da DEFIS e o Impacto no PGDASD

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é um requisito anual obrigatório para as empresas optantes pelo Simples Nacional, e sua entrega tem impactos significativos na rotina fiscal das empresas. ​​Importante destacar que, embora não exista multa específica pelo atraso na entrega da DEFIS, a não realização dessa obrigação possui consequências importantes.

Se a DEFIS de um determinado ano não é entregue até o início do ano seguinte, a empresa fica impedida de realizar a apuração dos tributos por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional Declaratório (PGDAS-D) para os meses subsequentes. Por exemplo, para apurar os tributos de março de 2017, seria indispensável que a DEFIS de 2016 estivesse já transmitida, caso a empresa fosse optante pelo Simples Nacional em qualquer período de 2016.

Assim, embora tecnicamente não haja multa por atraso, o impedimento de apuração dos tributos pode ter sérios impactos na saúde financeira da empresa, pois impede a regularidade fiscal e, consequentemente, o cumprimento de obrigações tributárias essenciais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livros
Indicados

Manual de Contabilidade (Paulo Henrique Pêgas)
Simples Nacional: Teoria e prática para profissionais e concursos